quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Tradição,tradicionalismo e unidade pagã

A questão da tradição virou chavão dentro dos meios pagãos.Onde se vá,sempre há ao menos uma pessoa dizendo-se "bruxo tradicional" ou " minha linhagem wiccana é mais tradicional do que a sua", ou pior, "meu druidismo é tradicional e verdadeiro, o seu não é". Pois bem, o que há de verdadeiro nestas afirmações sobre a Tradição, e será que a mesma não é confundida por todos com a questão do Tradicionalismo? E será que esta "busca pelo tradicional" na verdade não esconde uma "busca por um status quo", e não a busca pelo religare,que deveria ser o cerne da jornada religiosa? É onde nossa jornada pela desmistificação da Tradição inicia-se.

Minha história no meio iniciático, místico e pagão, iniciou-se primeiramente em Ordens Iniciáticas, e nelas (no plural,pois não participei e participo só de uma) sempre foi afirmado que na antiguidade,os iniciados de TODAS as linhagens sacerdotais da antiguidade (desde os sacerdotes egípcios até os gregos,passando por sumérios, caldeus, entre outros) apesar de diferenças culturais, reconheciam-se mutuamente como membros de algo maior. É neste pensamento que iniciei-me no meio pagão em 1999, e a cada leitura feita desde então, mais esta convicção se fortalecia...a de que a Tradição era uma coisa só, que unia todos os buscadores ao redor da Grande Fogueira da Luz da Sabedoria. Apesar de diferenças de ritos, de ideologias, de práticas, a essência era sempre a mesma...um xamã norte-americano tem a essência da tradição igual a de um wiccano de um dos ritos modernos, basta somente analisar de maneira racional e lógica (cartesianamente falando). Tradição no meio mágico, foi, é e sempre será algo único, pertencente a todos, e não a uma tribo,um clã, um gorssed, um coven, um grupo.A Tradição é UNIVERSAL pois ela é a essência de tudo o que se pratica no que se refere a magia e religiosidade, e este pensamento não é de hoje...é de mais de 2000 anos (ou seja, se contarmos que tradição também é questão de idade, então este pensamento também é tradicional).

Então, qual o motivo de tantos conflitos por conta da Tradição? Simples, confundem Tradição com o Tradicionalismo. O Tradicionalismo é a maneira como cada grupo, cada pessoa, cada linhagem, avalia o que seja a Tradição. E nesta análise, estão embutidos pré-conceitos, pré-juízos, oriundos do meio cultural do grupo ou da época em que foi concebido esta ideologia acerca da Tradição. É o Tradicionalismo que carrega as diferenças culturais e históricas que tornam cada grupo diferenciado, e não a Tradição. Mas o que vemos por aí é uma guerra pelo status quo  que o termo "tradicional" injeta junto consigo. Cada vez mais, principalmente no meio pagão de origem européia ( como o paganismo europeu, a bruxaria, o druidismo, entre outras denominações), vejo pessoas afirmando que "este pensamento ou esta prática é da linhagem ou da bruxaria tradicional", querendo dizer que APENAS a prática ou o pensamento que ELA está pregando é o correto e tradicional, e que o reto é apenas o resto e que nem se aproxima do que é tradicional. Ora, se a Verdadeira Tradição OBRIGA um INICIADO nos seus mistérios a reconhecer o outro como um IRMÃO na senda, será que tal pensamento segregador é realmente um pensamento tradicional? Será que os meso-druidas, por serem mais antigos, serão mais tradicionais do que os neo-druidas e os membros do Reconstrucionismo Celta? Será que a Wicca Garderiana, por ser a primeira a se denominar "wicca", terá o direito de dizer que é a única, por força da Tradição? Será que os "Bruxos Tradicionais" e hereditários, podem afirmar categoricamente que somente eles são tradicionais?A resposta, meus caros, é NÃO!Esta guerra toda usando o nome da Tradição nada mais é do que conflito de ideologias oriundas do Tradicionalismo. A Tradição, assim como a Verdade, é uma só, como um prisma multifacetado onde cada um somente consegue enxergar determinada face, mas não conseguirá enxergar a outra...e nem por causa disto, poderei negar ao outro, que também observa este prisma em um outro ângulo, o direito de dizer que também está observando a Tradição.
Esta guerra, meus caros leitores, na esmagadora maioria das vezes oculta apenas uma busca do poder pelo poder, pelo status que isto ocasiona, e não pela defesa real da Tradição. O verdadeiro membro da Tradição sabe que cada linhagem tem suas peculiaridades, mas sabe reconhecer dentro das diferenças de cada linhagem, os traços da Tradição Universal. Ou seja...quem é verdadeiramente da Tradição reconhece no outro também a Luz da Tradição, independente de quão diferente seja os aspectos culturais e filosóficos inerentes à sua linhagem. Tal guerra só tem uma única finalidade...desunir, criar um conflito desnecessário, enfraquecer a todos. E em uma época no qual o meio pagão precisa de união, para lutar contra a força da Intolerância Religiosa, tal pensamento segregador somente auxiliará a estas forças, pois tal pensamento é tão intolerante quanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário