domingo, 4 de dezembro de 2011

Tradição: o pomo da discórdia!



Sinceramente,esperava não ter de escrever sobre este tema tão cedo,pois já tinha postado algo relacionado anteriormente. Mas a necessidade de esclarecimentos torna obrigatório discorrer sobre o tema novamente...

Por que o tema tradição é um fator de discórdia entre os pagãos?Será que há desentendimento acerca do que seja Tradição,causado pela confusão entre o mesmo e o termo "tradicionalismo"?Vejamos...

Tradição, segundo os meios acadêmicos, é o conjunto de conhecimentos  e crenças passados de geração em geração. Se levarmos isto para o meio mágico, do qual o paganismo está inserido, seria basicamente o cabedal    de doutrinas acerca de alquimia,astronomia,astrologia,ética (sim,existe ética no paganismo tradicional,apesar de alguns afirmarem que não...o simples fato da negação disto demonstra total desconhecimento do que seja ética), poesia, matemática...Isto,meus caros leitores, podemos pesquisar desde os esquimós do Alasca até os magos cabalistas ocidentais,e encontraremos as mesmas essências! Não é a toa que os magos cabalistas dizem que a magia é uma ciência, pois onde quer que se vá,tirando-se os fatores de regionalismo, encontraremos os mesmos preceitos!Por isto que as antigas Escolas de Mistérios diziam e dizem até os dias de hoje, que um iniciado pode ir em qualquer outra Escola,que se for mesmo um iniciado,será devidamente reconhecido como tal, através dos sinais, toques e palavras transmitidos pela Tradição. Estes sinais, toques e palavras são metafóricos, pois a maneira como se dá o reconhecimento é tão sutil, que somente aquele que foi realmente iniciado na Tradição sabe como que é!

A Tradição,meus caros, é um conjunto universal...Ela não pertence a nenhuma Ordem, a nenhuma Linhagem, a nada!Todos temos acesso à ela todos os dias, das mais diferentes formas, nos mais diferentes lugares...A Arte de observar e aprender com Ela é um dom para todos, pois somos TODOS irmãos neste imenso Templo chamado Planeta Terra! O problema, é que como humanos, temos uma visão limítrofe do mundo ao nosso redor...A Tradição é como um cristal multifacetado, no qual somente podemos observar um lado por vez...e ai mora o grande perigo!

Como afirmei acima, a Tradição é uma só...a essência de tudo! Mas como cada cultura,cada olhar sobre ela,expõe uma maneira diferenciada  sobre aquele objeto, tendemos a aceitar que aquela peculiar forma de ver o mundo, a tradição, seja a única e verdadeira...Mas como pode ser a única verdade, se a visão do outro também discorre sobre o mesmo objeto de estudo,a Tradição?!Simples...quando contaminamos  (sim,o termo é bem este) o conhecimento da Tradição, que é Universal, com as peculiaridades referentes ao processo de assimilação por parte de um grupo, reduzimos esta visão a um Tradicionalismo!

Tradicionalismo, meus caros, não é algo pejorativo (como alguns puritanos que insistem que toda terminação ismo seja referencia para algo que denigra ou algo doentio, demonstrando por parte destes um desconhecimento acerca de nossa língua,ou no mínimo,um reducionismo barato), e sim, um referenciam para as diferentes peculiaridades acerca das diferentes formas culturais de se observar os ensinamentos da Tradição. Cada Cultura é única, apesar da essência tradicional encontrar-se em todas. O que ocorre é que confundem Tradição com tradicionalismos...Enquanto a Tradição é aberta para quem puder observá-la como se deve, os inúmeros Tradicionalismos existentes em nosso planeta são apenas para aqueles que fazem parte de determinadas culturas, etnias, clãs e famílias. Enquanto a Tradição é global, o Tradicionalismo é regional. Isto já era reconhecido em toda a antiguidade, afinal,uma das formas de isto se manifestar era justamente o fator linguístico! Cada um tinha sua língua-mãe, mas os símbolos ritualísticos eram na maioria das vezes idênticos em significado, lembrando para nossa era a linguagem matemática.

Só que , nos dias atuais, muitos - por ego, para se diferenciar de outros grupos, entre outros motivos - colocam em suas denominações de linhagens o termo "tradicional" e , a partir daí, começam a atacar outros grupos só pelo fato de "não compartilharem da mesma visão das dele"! E isto não é "privilégio" somente do Paganismo, mas também de muitas Ordens Iniciáticas existentes...é este um dos grandes fatores que faz com que estas se afastem da verdadeira tradição: o fato de acharem que somente elas são as verdadeiras! E esta confusão acaba gerando uma guerra desnecessária e sem vencedores, pois enquanto os pseudo-tradicionais (sim, pois o verdadeiro Iniciado na Tradição reconhece no outro um irmão com o qual tem muito a aprender,pois ele tem uma visão diferente da tua) ficam gastando energia brigando, ao invés de usá-la de forma mais coerente, ou seja, estudando e transmitindo este conhecimento para as futuras gerações, e com isto, enfraquecem-se e acabam por cavar a sua própria sepultura (sei de um grupo celtibero que literalmente via na morte iminente de seu patriarca o fim de todo conhecimento tradicional,por simplesmente ele não ter transmitido para as gerações futuras o conhecimento necessário para a perpetuação dos costumes.) ; por outro lado,os "atacados" pelos pseudo-tradicionais acabam entrando nesta guerra infrutífera, deixando de fazer o que era obrigação de todos...estudar e assimilar conhecimento!

Por isto, o receio de tudo o que vem rotulado como tradicional é grande...pois junto com o rótulo erroneamente posto na embalagem, vem os pré-juízos e pré-conceitos de uma pessoa, cultura ou etnia...Junto com o rótulo, o que há é uma não-abertura para o novo, para aprender com o outro e não só ensinar...E junto a tudo isto, a viseira da intolerância, que cega-nos e guia-nos para os caminhos tenebrosos da ignorância, afastando-nos cada vez mais do saber tradicional autêntico! A palavra Tradição é exata em seu sentido...pena que os que a usam como uma marca registrada acabam fazendo dela o pomo da discórdia que age contra a Unidade Pagã!

Um comentário: