domingo, 26 de agosto de 2012

A polêmica da iniciação solitária

Depois de um longo e tenebroso inverno, retomo este blog, em um período confuso para o paganismo nacional... Confuso ao menos para os que adentram este mundo logo agora, e percebe que as máscaras começam a cair. Retomar este blog, que surgiu para disseminar a ideologia da unidade pagã e da liberdade de culto, tratando de um tema que divide e provoca a marginalização de muitos pagãos em seu próprio meio, demonstra que antes de começar a lutar contra os inimigos externos, devemos lutar contra os que internamente insistem em promover o preconceito. Um desses casos, que tomou proporções recentemente, é a discriminação contra os "auto-iniciados" promovida por gente que deveria era lutar CONTRA esta discriminação, e não promovê-la!

Aqui, porém, não vou ficar apontando os erros, e sim esclarecer o que é de fato uma iniciação, pois somente com o devido conhecimento, se afugenta as trevas da ignorância que assombram o terreno pagão em nosso país. E antes de tudo, devo dizer que auto-iniciação não existe. "Ei!o que você está dizendo?!" alguns devem estar se perguntando neste exato momento, ao ler estas linhas.. E é justamente isto que acabaram de ler: quando se fala em "auto-iniciação" se refere a um processo em que o ego do "iniciado", sem passar por nenhum processo típico da jornada, simplesmente toma conta do ser e se "auto-proclama" iniciado... Este termo foi MAL TRADUZIDO ao ser trazido para o Brasil, pois o correto seria Iniciação solitária. Este sim, um processo totalmente válido, onde o iniciando entra em contato direto com os Deuses, e deles recebe todos os direitos e deveres sacerdotais inerentes ao ofício. Aliás, este processo é reconhecido por todas as escolas antigas de Mistérios, como sendo a única forma válida da Verdadeira Iniciação. Somente os Deuses podem ministrar as provas e os Mistérios inerentes ao ofício, e mais ninguém! As Iniciações que ocorrem em covens, gorsseeds, kindreds e outras formas de grupo, apenas são simbólicas, para indicar etapas de estudo, e não a iniciação real. Então estas são inúteis!? Não exatamente...muitas delas acabam se tornando sim uma iniciação real...pois a verdadeira função delas é levar o adepto ao caminho correto para passar pela "noite escura" e atingir o "áureo alvorecer". Atingir a verdadeira iniciação é (ou deveria ser) o princípio primeiro de todo este processo...o que de uns tempos para cá, isto não ocorre.

Mas se a verdadeira iniciação, de certa forma é solitária, como reconhecer um verdadeiro iniciado de um que não é?! Esta pergunta me foi feita estes dias... Só o fato dela ser feita, já demonstra que a pessoa que a fez não deve ter passado de fato pela Verdadeira Iniciação... Desde os tempos antigos, as antigas Escolas de Mistério sempre ensinaram que, independente de fatores culturais ou linguísticos, um iniciado sempre reconheceria o outro através de sinais, toques e palavras... Logicamente, isto não era literal, e sim um código  para que se prestasse atenção a certos detalhes. Um verdadeiro Iniciado nos Antigos Mistérios não era adepto dos vícios do mundo (não que não os usufrua, mas que não era ESCRAVO deles), sabia reconhecer os sinais da Natureza do Ofício, dificilmente ficava doente e, quando isto ocorria, recuperava-se rapidamente, demonstrava a Força e o Sucesso oriundos da prática...estes eram os sinais. Os toques eram justamente observados durante a Prática Magica, onde cada ato realizado, mesmo sendo de cultura ou tradicionalismo diferente do seu, era entendido perfeitamente, sem que se precisasse de interpretes, ou caso fosse preciso, era para pouca coisa apenas. As palavras eram justamente a cultura e a intelectualidade manifestas decorrente de todo processo de iniciação... E aqui cabe uma ressalva: não era conhecimento, pois este poderia ser aprendido por qualquer um, e sim a sabedoria manifestada, seja na ética, em não se discriminar tradições diferentes das suas, seja em observar e ler perfeitamente o Grande Livro da Natureza em plenitude...

Obviamente, não coloquei todas as formas de reconhecimento mútuo, justamente para que espertalhões não queiram tentar enganar os neófitos com isto... Sim, pois os verdadeiros iniciados sabem se reconhecer mutuamente, e dificilmente são enganados por charlatães que acham que a única forma de reconhecimento é apresentar uma lista de quem os iniciou desde o primeiro bruxo até os dias de hoje. Se as pessoas soubesse o quanto tais listas tem sido FORJADAS ao longo da História da Humanidade.. Mas apenas com isto que eu coloquei, já é possível demonstrar que muitos dos que exigem iniciações grupais, e demonstram preconceito contra iniciados solitários, nem devem ter passado pelas grandes provas iniciáticas. Acabam que somente passaram pelos graus, mas não estão realmente militando no Ofício... Pensem nisto: Se estes que demonstram preconceito fossem verdadeiramente iniciados, eles demonstrariam preconceito!?

Um comentário: