terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Belo Monte, liberdade religiosa e postura pagã.

Como o assunto do momento é Belo Monte, e os impactos que esta usina pode - e vai - causar ao meio ambiente e as nações indígenas que habitam o local, resolvi deixar público minha opinião sobre o assunto...Antes que os defensores desta usina venham criticar o que irão ler, estou me baseando em fatos e em estudos sérios (e não em estudantes da UNICAMP). Inclusive postarei aqui alguns links a respeito, para que todos possam ter noção do que de fato está ocorrendo...Mas este texto não será embasado na questão ambiental, ao qual todos estão discorrendo, e nem em números (tentarei não fazê-lo), pois em ambos os casos, o Google é uma maravilhosa ferramenta de pesquisa acerca do tema.Meu posicionamento será no aspecto antropológico, sociológico e por que não, religioso do tema (sim...existe um aspecto religioso ligado ao assunto, mas ninguém fala nada a respeito!).

Para começar...reproduzirei alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos dos Povos Indígenas das Nações Unidas, tratado internacional que o Brasil é signatário não reproduzirei todos,somente alguns, para que o texto não fique exageradamente longo):


Artigo 5
Os povos indígenas têm o direito de conservar e reforçar
suas próprias instituições políticas, jurídicas, econômicas, sociais
e culturais, mantendo ao mesmo tempo seu direito de participar
plenamente, caso o desejem, da vida política, econômica, social
e cultural do Estado.



Artigo 7
1. Os indígenas têm direito à vida, à integridade física e
mental, à liberdade e à segurança pessoal.
2. Os povos indígenas têm o direito coletivo de viver em
liberdade, paz e segurança, como povos distintos, e não serão


submetidos a qualquer ato de genocídio ou a qualquer outro ato
de violência, incluída a transferência forçada de crianças do grupo
para outro grupo.

Artigo 8
1. Os povos e pessoas indígenas têm direito a não sofrer
assimilação forçada ou a destruição de sua cultura.
2. Os Estados estabelecerão mecanismos eficazes para
a prevenção e a reparação de:
a) Todo ato que tenha por objetivo ou conseqüência privar
os povos e as pessoas indígenas de sua integridade como povos
distintos, ou de seus valores culturais ou de sua identidade étnica;
b) Todo ato que tenha por objetivo ou conseqüência
subtrair-lhes suas terras, territórios ou recursos.
c) Toda forma de transferência forçada de população que
tenha por objetivo ou conseqüência a violação ou a diminuição
de qualquer dos seus direitos.



Artigo 10
Os povos indígenas não serão removidos à força de suas
terras ou territórios. Nenhum traslado se realizará sem o
consentimento livre, prévio e informado dos povos indígenas
interessados e sem um acordo prévio sobre uma indenização
justa e eqüitativa e, sempre que possível, com a opção do
regresso.



Artigo 12
1. Os povos indígenas têm o direito de manifestar, praticar,
desenvolver e ensinar suas tradições, costumes e cerimônias
espirituais e religiosas; de manter e proteger seus lugares
religiosos e culturais e de ter acesso a estes de forma privada;
de utilizar e dispor de seus objetos de culto e de obter a
repatriação de seus restos humanos.

Pois bem...O que está ocorrendo em Belo Monte, que viola tal tratado internacional (e olhem que só me referi ao tratado da ONU, e não a sua ratificação que consta na constituição federal!) é o seguinte (e é onde há uma grave violação também da questão religiosa, como poderão perceber no decorrer do texto): A região do rio Xingu é fonte de subsistência para várias etnias que habitam tal local. é do rio que eles tiram os peixes que irão se alimentar, o meio de transporte entre as tribos, e é no rio também que se encontra o fator de preservação da cultura e da identidade indígena, pois além da integração entre as diversas nações, o rio é considerado sagrado para aqueles povos que lá habitam. O rio é sagrado por ser, assim como a floresta e a natureza da região, fonte de vida - alimentação,transporte,integração - assim como era as florestas para os antigos celtas e a natureza para o paganismo em geral. Então, qualquer dano à ordem natural do rio causado por terceiros, será para o índio, tão grave quanto para os católicos foi a agressão à imagem de Nossa Senhora Aparecida pelo Bispo da Igreja Universal em cadeia nacional de televisão. 

Assim sendo, uma agressão a um simbolo ou local religioso considerado sagrado para um povo, é crime contra a nossa Constituição Federal...Mas muitos não veem desta forma. Acham que locais sagrados são aqueles que são feitos de tijolo e cimento...Acham que uma floresta, um rio, um lago, são tão sagrados quanto um saquinho de pipoca, ou seja, sem valor intrínseco no aspecto religioso. Este pensamento vem do fato de não considerarem a natureza como um organismo vivo e sagrado, e sim como algo que deva ser dominado a todo o custo, para o bem e progresso da humanidade...E nós sabemos bem qual é o resultado de tal pensamento!Vivemos nos dias de hoje um aumento da temperatura da Terra e um descontrole de fenômenos ambientais, causados pela emissão de gases produzidos da queima de carvão - ou seja, nossas florestas - e derivados de petróleo para o "progresso da humanidade"...Nossas crianças estão ficando doentes por conta de agentes poluentes que poderiam ser absorvidos pelas florestas, como o CO2 , mas não o são pois não existem mais florestas suficientes para fazer tal compensação!Mas em virtude do "progresso", os índios são taxados de "atrasados" e que "deveriam deixar o local para dar lugar a civilização" (por incrível que pareça, eu li este tipo de coisa estes dias). É engraçado que, ao se por estas pessoas e seus "conceitos de sacralidade" no mesmo lugar dos índios - como por exemplo, fazer a pessoa pensar que no lugar de uma aldeia indígena, poderia ser seu templo religioso ou sua casa a ser inundada - ai as pessoas mudam de conversa!

Infelizmente, alguns "pagãos" estão indo nesta onda de "o melhor é a civilização e o progresso, que se danem os índios"...Acho que eles se esqueceram de seus juramentos e votos iniciáticos quando se tornaram sacerdotes. Ser pagão é, acima de tudo, ver na natureza um ser sagrado (assim como os índios fazem até os dias de hoje)...Querer não fazê-lo é fugir do que seja paganismo! é querer ir para um caminho que não é o mesmo que prega a espiritualidade pagã! Isto é uma questão de postura!Quando se abraça a fé pagã, ninguém pode dizer que foi enganado, que nunca ouviu falar sobre isto...isto é um fato!Com que caráter alguém pode honrar os Deuses nos rituais sazonais (que seguem o fluxo da energia do sagrado na natureza), e logo em seguida defender a destruição de uma floresta, a extinção de peixes, o fim da vida em um rio, somente para o seu deleite em "curtir o progresso"?!Para mim, este tipo de atitude ou é de uma pessoa desinformada, ou é de alguém que não se encontrou realmente no paganismo e, neste caso, a pessoa está se enganando ao professar uma fé que nada tem a ver com ela e seu modo de pensar!

Para os que queiram saber mais sobre Belo Monte, deixo alguns links, conforme prometido...espero que a leitura deste texto tenha valido a pena!Segue abaixo o material que prometi:

Declaração das Nações Unidas sobre o direito dos povos indígenas

Entrevista do ex-assessor da então Ministra das Minas e Energia, senhora Dilma Roussef, sobre o que está em jogo na questão de Belo Monte

Um vídeo de um biólogo que pesquisou a fundo a questão de Belo Monte (e deu a opinião dele)...na minha opinião, o melhor já feito até agora!Infelizmente, não sei o nome dele...

Link do blog do Procurador do Ministério Público Federal no Pará, que está envolvido no caso Belo monte






2 comentários:

  1. ILDEFONSO
    S.O.S HOSPITAL
    JORNALISTA ILDEFONSO MAGALHÃES.´.
    S.O.S.UBATUBA PRECISA DE VOCÊ É SÓ CLICAR NO SITE E ASSINAR ABAIXO ASSINADO DIVULGUE AOS AMIGOS UBATUBA AGRADECE...M UBATUBA
    MOVIMENTO POPULAR EM PRÓ HOSPITAL REGIONAL EM UBATUBA...
    Atenção: Não se esqueça que deve divulgar o abaixo-assinado por seus contactos de email para que todos tomem conhecimento da causa e possam contribuir para o sucesso da mesma.

    Poderá também informar todas as pessoas sobre abaixo-assinado divulgando-o em Fóruns, Sites ou Blogs, sobre o mesmo tema. O Sucesso do Hospital Regional em ubatuba abaixo-assinado depende de uma divulgação eficaz.

    Comece já por enviar um email a seus contactos:

    Recomendar o abaixo-assinado a Seus amigos
    FIQUE TRANQUILO NÃO É VÍRUS É SOLIDARIEDADE
    OBRIGADO POR SUA AJUDA

    Abaixo-assinado MOVIMENTO POPULAR EM PRÓ HOSPITAL REGIONAL EM UBATUBA ESTA AÇÃO É JUSTA E PERFEITA

    NOSSO abaixo-assinado está alojado em:
    http://www.peticaopublica.com.br/?pi =P2011N17184

    ResponderExcluir
  2. Em primeiro lugar, gostaria de agradecer por compartilhar seu conhecimento e ideias. Este exercício nos permite crescer e também acrescenter aos demais. Sobre Belo Monte, acredito que quanto menos específicos sejamos, mais respeito demonstraremos ao próximo: diversos engenheiros têm se manifestado positivamente à construção da usina com centenas de justificativas. No entanto, sob a consequência de retirarmos uma comunidade, cada vez mais coagida pela modernidade, de suas origens, já deveríamos pensar em uma alternativa. É triste o descaso e o desamor, em detrimento do statu quo.

    ResponderExcluir