sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Quando a piada não tem graça...

Antes de mais nada, deixe-me avisar que não sou a favor do humor "politicamente correto"...pelo contrário! Adorava assistir TV Pirata e Casseta & Planeta, e seria hipócrita minha defender um humor "britânico" com este histórico...Mas sou a favor do respeito que havia anteriormente, no auge do sucesso desses programas, onde se uma "piada" era considerada ofensiva e desrespeitosa, simplesmente era comunicado ao humorista e este, de pronto, pedia desculpas pelo ocorrido, e a vida seguia em frente...

Por que desse prólogo!?Simples...Tudo começou com a brutalidade ocorrida com a yorkshire, que foi morta pela sua dona com requintes de crueldade e barbárie... Daí, um "pseudo-humorista" que tenta ser uma mistura de Rafinha Bastos com Dercy Gonsalves - ou seja, é agressivo e "boca-suja" ao extremo - resolveu que, para "aumentar seu IBOPE" deveria fazer um vídeo comentando sua indignação e me solta a comparação mais estapafúrdia de todas, falando que a referida mulher era uma bruxa... e o pior, ainda fala que como toda bruxa, deveria morrer na fogueira! Além de mostrar total desconhecimento acerca do que seja bruxaria, pois é condenável para os bruxos e bruxas os maus tratos aos animais, ainda faz uma propaganda de incentivo ao ódio religioso, ao falar que "bruxa deveria queimar na fogueira"... Estamos em uma época que as notícias no mundo não são das melhores para os que praticam a arte, onde vemos quase que semanalmente uma notícia de violência, assassinato e incentivo a discriminação e ao ódio a pessoas que praticam o paganismo e a bruxaria. Qualquer coisa que venha a colaborar com isto não pode e nem será bem aceito por aqueles que lutam pela liberdade religiosa e pelo paganismo... Como não foi!

A União Wicca do Brasil, mostrando sua indignação com o fato, enviou um comunicado a produtora do vídeo, cuja divulgação é apenas na web, para que eles ao menos se retratassem, pedissem desculpas pelo ocorrido, já que aquilo foi extremamente agressivo e ofensivo... A resposta obtida  por esta entidade, não podia ser pior... em um resumo, disseram que não iriam pedir desculpas pelo fato, pois eles estavam certos, e que cabia a UWB provar que eles estavam errados, pois para eles, bruxa era sim sinônimo de algo ruim, e que nada iria mudar esta opinião (ai entra uma contradição... Como provar para alguém que sua ideia está equivocada sobre um fato, se ela mesma demonstra que está irredutível?!). A UWB, demonstrando que não iria admitir tamanho desrespeito e violação aos direitos de uma religião, soltou uma Nota de Repúdio, para mostrar para a comunidade pagã quais medidas iriam ser tomadas (esta nota já foi inclusive publicada aqui neste blog). Uma das medidas é uma petição pública para que se retire do ar o vídeo em questão, petição esta que será anexada ao processo que será movido pela UWB contra a produtora do vídeo.

Mas ainda não se conseguiu atingir a meta de assinaturas recomendadas pelo Promotor para que se possa abrir o caso...faltam poucas, e pedimos que assinem, e quem assinou, não se acanhe, e divulgue!Afinal, somente unidos é que este tipo de injustiça acabará!

Caso ainda não tenha assinado, é só clicar aqui!

6 comentários:

  1. É, irmão. A causa é nobre e justa, porém tenho percebido uma certa (talvez muito grande) desunião por parte dos bruxos e pagãos. Sou novato no caminho e tento aprender bastante.
    Recentemente criei um blog sobre Magia e Espiritualidade. Fui alvejado com e-mails criticando minha posição de publicar alguns feitiços bem simples e (sob meu ponto de vista) inofensivos.
    Isso me deixou muito triste porque me pareceu que, mesmo tendo tido o cuidado de afirmar que alguém que não tivesse conhecimento necessário, que não fizesse os feitiços, eu estaria errado de qualquer maneira.
    Me parece também que um grupo de bruxos ataca o outro, uma tradição não aceita a outra, enfim, uma série de preconceitos que me faz lembrar a inquisição. O problema é que a inquisição está sendo feita por nós mesmos.
    Tenho assistido a luta da UWB para que essa petição seja assinada. Não entendo o que muitos da comunidade pagã querem. Devemos nos conscientizar que o período de "segredo" já passou. Gosto da luta dos LGBT por isso: eles fizeram esse exame de consciência e decidiram que não precisavam mais se esconder. A luta deles, como a nossa, é grande e será longa, mas, afinal, estamos com a razão ou não?
    Quero deixar claro que eu mesmo fui um dos que assinou a petição assim que foi divulgada no Facebook.
    Obrigado pela atenção e desculpe o desabafo.
    Tauan Queiroz (autor do blog Portal Mágico)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro...qualquer um que dê a cara a tapa em nosso Brasil é criticado...não se preocupe, continue com seu trabalho...afinal,somente com a informação conseguiremos vencer o preconceito!
      Abraços pagãos!

      Excluir
  2. Questão complicada...

    Bom, primeiramente, vamos refletir aqui sobre o que de fato se quer defender: a liberdade religiosa, o paganismo ou apenas o orgulho?
    Todos diremos que é a liberdade religiosa... bem, vejamos... quantos de nós também se mobilizariam com a mesma ferocidade se um vídeo de mesmo nível dissesse que "todo pastor é ladrão" ou que "todo padre é pedófilo"? Eu só acredito na "defesa da liberdade religiosa" quando alguém se ergue em defesa de uma religião que antagoniza com a sua própria. E, em toda a minha vida, sobrariam dedos nas minhas mãos para contar quantos já vi terem essa postura.
    Em defesa do paganismo... será? Tauan Queiroz postou algo interessante aqui, falando sobre a desunião, as rivalidades e picuinhas existentes no meio. Isso me faz ter a impressão de que cada um está defendendo uma bandeira, e não uma filosofia. A defesa de uma bandeira funciona asim: um sujeito vai ao estádio de futebol e briga em nome da bandeira do time, embora o time no campo não tenha nada a ver com violência; um soldado no front mata em nome da bandeira de um país, mas está longe do país, desconhece a verdade sobre seus governantes e o país está pouco se f. se ele vai morrer ali no front; um religioso se ira para acusar outra religião (inteira!) de preconceituosa e intolerante, e nem percebe que ele está sendo intolerante e preconceituoso ao fazer essa acusação.
    A defesa da bandeira é algo vazio, algo que ignora completamente os princípios que confeccionaram a bandeira. Torna-se uma guerra de orgulho, um "eu tenho que vencer, que provar que sou melhor" sem medida.

    Olha, é uma questão cultural: nos desenhos animados, nos livros, em toda parte vemos a figura da bruxa malvada. E isso não é um desrespeito ao paganismo, sabe por que? Porque isso simplesmente ignora a existência do paganismo. A bruxa malvada da tradição cultural não é a "inimiga da igreja" dos tempos da inquisição, nem é aquela que busca compreender os mistérios da Natureza - é apenas uma figura alegórica. Ninguém na rua vai olhar uma menina usando um pentagrama e dizer "olha, ela deve ter um olho falso, dar maçãs envenenadas paras as primas e voar numa vassoura" (para não citar outros tantos clichês).
    Ignorância é diferente de intolerância. O cara pode ter falado uma tremenda asneira, mas ele não chegou a um décimo do preconceito de um Harry Potter, que considera todos os que não são bruxos como trouxas. Deveria rolar uma petição aqui também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente, é uma questão cultural...assim como falar que negro é ladrão e índio é vagabundo também o foi,somente mudando quando acabou-se lutando contra este status quo! e outra: o cara do vídeo agiu sim com preconceito, pois antes da petição, enviou-se um e-mail para ele falando de tudo aquilo que se pensava sobre o assunto, e ele disse que não voltava atrás e que bruxa tinha que morrer na fogueira mesmo!Harry potter preconceituoso!?meu caro...ele luta justamente contra este papo de "sangue ruim", não sei de onde tirou isto!

      Excluir
  3. Saudações a todos.
    O Salvatore escreveu no post acima uma observação importante que pode revelar o motivo desta petição ainda não contar com milhares de assinaturas, não puxando a coesão de todos os pagãos, bruxos e wiccas rapidamente: o fato que a palavra "Bruxa" ter uma conotação negativa, de mulher feia, que voa em vassouras e por aí vai.
    Citando: O significado das palavras muda com a mudança cultural, afinal a língua portuguesa está viva, evoluindo. As palavras sofrem alterações que muitas vezes fazem com que seu sentido se distancie daquele que originariamente as gerou. Essas alterações semânticas podem ser observadas numa perspectiva diacrônica, pela sucessão de mudanças lingüísticas que se vão atualizando ao longo do tempo. (trabalho de Regina Maria de Souza (UERJ)).
    Assim temos que a palavra bruxa deixou de significar "pessoa sábia" para evoluir para o conceito amplamente divulgado pela Inquisição: pessoa má. Ao conceito somou-se o estereótipo divulgado pelo cinema e televisão.
    Agora pergunto: não é o momento de iniciarmos um processo de re-evolução do termo, buscando desmitificar e até mesmo corrigir o estereótipo. Claro que tenho consciência que este processo leva décadas, talvez até mesmo séculos, porém se não o iniciarmos nunca ocorrerá.
    Então, munido deste raciocínio, sim eu assinei a petição, recomendo a todos que a assinem. Somente conseguiremos corrigir este estereótipo lutando contra ele sempre que se apresentar. Sugiro até que a UWB, como entidade, encaminhe aos editores de dicionários da língua portuguesa uma carta explicando que o termo Bruxo(a) deve ter mais um significado, o de praticante de religiões ligadas à natureza.
    Em tempo: esta luta somente pode ser travada por nós, bruxos, ninguém de outra denominação religiosa vai lutar em nosso lugar.

    ResponderExcluir